O cancro do esófago é um tipo de cancro que se desenvolve no tecido que reveste o esófago.
O esófago faz parte do sistema digestivo. É o tubo muscular através do qual os alimentos passam da garganta para o estômago.
A parede do esófago tem quatro camadas. O cancro começa no interior (camada 1) e cresce para o exterior através das camadas 2, 3 e 4.
Os dois tipos principais de cancro do esófago são o carcinoma de células escamosas e o adenocarcinoma.
O carcinoma de células escamosas é um tipo de cancro que se inicia nas células achatadas que revestem o esófago, habitualmente encontradas na parte central ou superior do esófago.
O adenocarcinoma é um tipo de cancro que se inicia nas células que produzem e libertam muco e outros fluidos, habitualmente encontradas na parte inferior do esófago, perto do estômago. Os adenocarcinomas que começam no local em que o esófago se junta ao estômago (designada junção gastroesofágica, que inclui já os primeiros 5 cm do estômago), tendem a comportar-se como cancros do esófago e são tratados da mesma forma.
O carcinoma de pequenas células é outro tipo, muito raro, de cancro do esófago. A informação fornecida nesta página não se aplica a este tipo de cancro.
O Cancro do Esófago é frequente?
Em 2020, o cancro do esófago foi o sétimo cancro com maior número de novos casos (604.000 novos casos; 3.1% do total de novos casos de cancro) e o sexto com maior número de mortes (544.000 mortes; 5.5% do total de mortes por cancro) nos dois sexos combinados em todo o mundo (Fonte: Globocan 2020). É um tipo de cancro que afeta mais frequentemente homens do que mulheres (aproximadamente 70% dos casos ocorrem em homens) (Fonte: Globocan 2020).
Em Portugal, foram diagnosticados 683 novos casos de cancro do esófago em 2020, correspondentes a 1.1% do total de novos casos de cancro nesse ano (Fonte: Globocan 2020).
Ambos os tipos de cancro do esófago (adenocarcinoma e carcinoma de células escamosas) ocorrem sensivelmente com a mesma frequência (Fonte: ESMO Guide For Patients).