Como é diagnosticado o cancro da cabeça e pescoço?
Estes cancros podem não ser diagnosticados até causarem problemas que levem a pessoa a procurar o médico.
Por vezes as alterações são detectadas durante uma consulta de rotina. Pode ser indicado consultar um especialista em doenças dos ouvidos, nariz e garganta (otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço).
Para encontrar a causa de sinais ou sintomas de um problema na cabeça e pescoço, o médico avalia o historial médico da pessoa, examina-a e pede exames de diagnóstico.
Para confirmar um diagnóstico de cancro, é sempre necessário examinar uma amostra de tecido ao microscópio.
Se o diagnóstico é cancro, o médico vai querer avaliar o estadio (ou extensão) da doença. O estadiamento é a tentativa de avaliar se o cancro se disseminou e para que regiões do corpo.
Pode incluir um exame sob anestesia, numa sala de operações, radiografias, outros exames de imagem e análises laboratoriais. Conhecer o estadio da doença ajuda o médico a planear o tratamento.
Seguem-se alguns dos exames que podem ser necessários:
Exame completo à cabeça e pescoço
O médico observa todas as áreas da cabeça e pescoço, procurando quaisquer áreas alteradas. Os gânglios linfáticos da cabeça e pescoço vão ser palpados. Podem ser utilizados espelhos, luzes e/ou instrumentos específicos de endoscopia para avaliar zonas da boca e garganta.
Exame neurológico
Constituído por um conjunto de perguntas e testes que verificam as funções do cérebro, medula vertebral e nervos. O exame verifica o estado mental, coordenação e capacidade para andar normalmente, e como estão a funcionar músculos, sentidos e reflexos.
Endoscopia
Este é um exame em que é observado o interior do seu nariz, boca e garganta, através de tubos finos designados endoscópios, e pode colher amostras de tecido (biópsias) para serem analisadas ao microscópio.
Laringoscopia
Procedimento para observar a laringe, utilizando espelho ou laringoscópio (instrumento tubular fino, com luz e lente para visualização) que é introduzido pela boca.
Biópsia
Neste exame, o médico retira um pequeno pedaço de tecido que parece tumoral. O tecido é analisado para procurar células cancerosas. É o melhor teste para confirmar se o diagnóstico é cancro.
Tomografia computorizada (TAC)
É um tipo especial de raios-X que obtém imagens detalhadas para ver se o cancro se estendeu aos gânglios linfáticos, pulmões ou outros órgãos.
Ressonância Magnética Nuclear (RMN)
As RMN utilizam ondas de rádio e magnetes fortes para obter imagens muito detalhadas. As RMN podem ser utilizadas para saber mais quanto ao tamanho do cancro e procurar outros tumores.
Radiografia com contraste
São feitas radiografias enquanto engole um líquido com bário. O bário reveste o interior da garganta e ajuda a obter boas imagens. Este exame permite observar a garganta enquanto engole.
Radiografia ao tórax
Podem ser realizadas radiografias para avaliar se o cancro envolve os pulmões.
PET
Neste teste é administrado um tipo especial de açúcar que pode ser visualizado no interior do seu corpo usando uma câmara especial. Quando existe cancro, o açúcar torna mais brilhantes os locais afectados. Este teste pode ser útil se o médico suspeita que o cancro se espalhou a outras partes do corpo.
Análises ao sangue
Algumas análises ao sangue podem dar informações adicionais quanto ao seu estado de saúde.
Pesquisa de vírus de Epstein-Barr
Análise ao sangue em que se procuram anticorpos e marcadores de ADN do vírus, que surgem em doentes que foram infectados pelo vírus.
Teste para HPV
Teste laboratorial para pesquisar tipos específicos de infecção por HPV. Este teste é feito em biópsias que podem revelar cancro da orofaringe.
Teste de audição
Procedimento para verificar se podem ser ouvidos sons suaves e fortes, graves e agudos. Cada ouvido é avaliado separadamente.