Após o tratamento de cancro de cabeça e pescoço, o seguimento com cuidados regulares é muito importante, para assegurar que a doença não voltou, ou que um novo cancro (segundo primário) se desenvolveu.
Cancro da Cabeça e Pescoço ❯ Conselhos úteis ❯ Após o tratamento
As complicações são novos problemas médicos que ocorrem durante ou após uma doença, procedimento ou tratamento, e que podem tornar mais difícil a recuperação.
Os doentes com cancro da cabeça e pescoço devem ter um plano de tratamento da boca antes de começarem tratamento e é importante que deixem de fumar.
A higiene da boca pode ajudar a prevenir ou diminuir complicações dos tratamentos oncológicos, pelo que os cuidados diários incluem manter uma boa higiene oral com suavidade com os tecidos que revestem a boca.
A boa higiene dentária pode ajudar a prevenir ou diminuir complicações, e é muito importante ter atenção à saúde oral durante o tratamento oncológico.
A dor na boca e face é frequente nos doentes com cancro da cabeça e pescoço. Os tumores do nariz e garganta podem causar dor referida à boca ou maxilar.
É uma complicação que ocorre se as glândulas salivares não estão a produzir saliva suficiente, o que pode ocorrer com a radioterapia à cabeça e pescoço.
As alterações do paladar são efeitos secundários frequentes quer da quimioterapia como da radioterapia para tratamento de cancro da cabeça e pescoço.
Os doentes com cancro da cabeça e pescoço têm risco elevado de malnutrição. Tanto o cancro, como a má alimentação anterior e complicações do tratamento podem levar a problemas de nutrição.
O tratamento de cancro da cabeça e pescoço pode afectar os movimentos do maxilar, boca, pescoço e língua, nomeadamente por efeitos da radioterapia, cirurgia oral e stress.
Os problemas em engolir são frequentes em doentes com cancro da cabeça e pescoço que fazem radioterapia.