O que é o Cancro Colorretal?
O cancro colorretal, também conhecido como cancro do cólon e do reto ou cancro no intestino é um tipo de cancro que se desenvolve nos intestinos, mais concretamente, no intestino grosso. Afeta maioritariamente homens, com idades superiores a 60 anos e é um dos cancros mais comuns em Portugal e no mundo.
Fatores de risco
Atualmente, conhecem-se alguns fatores que podem aumentar o risco de vir a desenvolver cancro colorretal. Esses fatores podem ou não ser modificáveis. Fatores como o sedentarismo, a alimentação, a obesidade, o tabaco e o álcool dependem apenas de si e do seu estilo de vida, dessa forma está aqui uma oportunidade para controlar grande parte destes fatores de risco do cancro no intestino.
Sintomas
Inicialmente, este tipo de cancro pode não provocar sintomas e quando assim é só os
rastreios permitem identificar lesões que possam existir. No entanto, o cancro do intestino revela alguns sinais de alerta aos quais deve prestar atenção. Não assumindo com isso que qualquer um destes sintomas são exclusivos do cancro colorretal.
Diagnóstico
Muitos dos exames de rastreio do cancro colo rectal são, também, exames de diagnóstico da doença. Quanto mais cedo for detectada, maior será a taxa de sucesso na luta contra o cancro do intestino. Para além das pessoas com mais de 50 anos, a quem são recomendados os exames de rastreio, também aquelas com outros fatores considerados de risco elevado devem fazê-los com maior frequência.
Tratamentos
O tratamento escolhido para o cancro colorretal tem em conta muitos fatores incluindo o estádio do cancro e o bem-estar geral do doente em causa. Existem alguns tipos de
tratamentos, desde a cirurgia, que é o tipo de tratamento para o cancro no intestino mais comum, a diferentes tipos de terapêuticas sistémicas. Todos estes precisam de preparação e têm efeitos secundários, veja quais.
Estádios
O estadiamento da doença influencia, não só o tipo de tratamento que melhor se adequa, como também a esperança de vida e a possível taxa de sucesso do cancro no intestino. Por esse motivo, é importante compreender em que estádio se encontra de forma a preparar-se para os passos seguintes.
PT-KEY-00579 05/2021