Atualmente, conhecem-se alguns fatores que podem aumentar o risco de vir a desenvolver cancro colorretal. Existem fatores de risco que não podem ser alterados como a idade, características genéticas ou a história familiar de cancro.
Contudo, há fatores modificáveis como o consumo de tabaco ou álcool, pouco exercício físico, a alimentação e o excesso de peso.
Cancro nos Intestinos: Causas Modificáveis
- Sedentarismo: Indivíduos com um estilo de vida sedentário têm maior risco de desenvolver este tipo de cancro e é independente do peso. Sendo este um fator de risco modificável, recomenda-se a realização e atividade física 3 ou mais vezes por semana.
- Alimentação: Sabe-se que uma alimentação rica em carnes vermelhas e gorduras e pobre em fibras aumentam o risco de cancro colorretal. O consumo de alimentos ricos em fibras pode ter um efeito protetor e, por isso, é aconselhada uma alimentação variada que inclua e privilegie o consumo de vegetais de fruta.
- Obesidade: O excesso de peso aumenta o risco de desenvolver cancro colorretal.
- Tabaco e álcool: O consumo destas substâncias aumenta consideravelmente o risco de desenvolvimento de cancro colorretal.
Cancro nos Intestinos: Causas não Modificáveis
- Idade e Género: O risco de cancro do colorretal aumenta com a idade. A grande maioria dos doentes com este tipo de cancro tem mais de 50 anos e afeta mais homens do que mulheres.
- História pessoal de doença do intestino: Ter antecedentes de pólipos, cancro do intestino, cancro do útero, cancro do pâncreas, cancro do ovário ou doença inflamatória intestinal (colite ulcerosa e doença de Crohn) aumenta o risco de vir a desenvolver cancro colorretal.
- História familiar e fatores genéticos: Pessoas com síndromes genéticas como polipose adenomatosa familiar ou com síndrome de Lynch têm um risco muito aumentado de vir a sofrer de cancro colorretal. Ter história familiar com vários casos de cancro colorretal (particularmente se afetou pais e/ou irmãos) também aumenta o risco. Ainda assim, importa salientar que cerca de 85% dos casos de cancro colorretal surgem sem qualquer relação com a história familiar.